quinta-feira, 9 de julho de 2009
L'OPERA E IL SOGNO
Segunda-feira foi um dia privilegiado para mim.
Logo de manhã, como relatei no "post" anterior, minha mulher
ofereceu-me o DVD "ENZO FERRARI - Uma vida de luta e de
sucesso no mundo do automóvel".
À tarde, fui esperar o meu neto que regressava de Florença, onde
fizera o "Erasmus" e concluíra a sua licenciatura com grande
brilhantismo.
Com grande surpresa minha, em vez de esperar que o avô lhe
oferecesse uma prenda, como seria natural, foi ele que me
premiou com uma lembrança que adorei e muito me sensibilizou.
Em vez de aproveitar as economias em proveito próprio e
aproveitar melhor algum do tempo que passou em Itália, resolveu
investir numa obra caríssima para dar satisfação ao avô.
Que grande felicidade a minha em possuir o amor dos meus
netos.
Peço desculpa aos meus colegas foristas por estar a ocupar-lhes
o tempo com sentimentalismos e vamos ao que pode interessar a
todos que é a descrição da oferta que me foi feita.
A "Obra e o sonho" é o livro oficial da Ferrari, publicado em 2007
para comemorar o sexagésimo aniversário da construção do
primeiro carro.
É uma obra composta de dois volumosos livros (32x27 cms), com
mais de seiscentas páginas cada, profusamente ilustradas,
bilingue (italiano e inglês) e que reúne todos os carros de corrida e
estrada construídos entre 1947 e 2007, com todas as suas
especificações técnicas, bem como a história de todos os homens
e factos que deram vida à Ferrari.
Foi um projecto a que António Ghini, como responsável pela
Comunicação da Ferrari, se entregou com todo o entusiasmo pois
entendeu que esta Obra era necessária para a marca e para os
seus apaixonados.
Teve a estreita colaboração de Luca de Montezemolo, o homem
que, desde 1993 até hoje, se rodeou de uma equipa eficaz para
fazer da Ferrari uma marca admirada e amada ao longo do
terceiro milénio.
Ficou a dever-se, principalmente, ao trabalho de Gianni Rogliatti,
jornalista profundo conhecedor da Ferrari, com a colaboração de
Riccardo Andreoni, um guardião metódico e preciso das figuras e
factos da empresa, de Santos Lusuardi que produziu as
ilustrações detalhadas dos carros e, ainda, do jornalista Gianiuca
Gasparini.
Ao longo das suas páginas, com um capítulo para cada ano,
tomamos conhecimento de toda a história, composição directiva e
técnica, número de carros produzidos e de trabalhadores da
empresa.
Adorei esta oferta que, certamente, vai ocupar muito do tempo
que me resta de vida.
E é possível que, no futuro, episodicamente possa trazer até ao
fórum resumos de alguns dos capítulos desta Obra que vai ser
para mim uma autêntica bíblia.
Contribuído por Armando de Lacerda , Sexta, 25 de Julho de
2008 às 17:21
Depois de ter inserido este “post” nalguns fóruns, fui fazendo a
tradução livre da obra, ano a ano, até 1964, altura em que
interrompi este trabalho.
Vou guardar aqui no meu blog os trabalhos já insertos e passar
a inserir aqui a tradução dos restantes anos à medida que os for
trabalhando, para deixar arquivada esta verdadeira história do
“Cavallino Rampante” de quem sou verdadeiro apaixonado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário