sexta-feira, 17 de julho de 2009

O SONHO E A OBRA -1948 - Nomes, números e especificações técnicas



A EMPRESA
Tipo de empresa - Firma em nome individual
Titular - Enzo Ferrari
Director técnico - Gioachino Colombo
Director desportivo - Federico Giberti
Automóveis construídos - 5
Empregados - 255

PILOTOS COM PARTICIPAÇÃO OFICIAL:
Clemente Biondetti
Príncipe Bira
Franco Cortese
Giuseppe Farina
Francisco Landi
Tazio Nuvolari
Gonzalez Pola
Ferdinando Riguetti
Raymond Sommer
Bruno Sterzi

GRANDES VITÓRIAS

04/04 – Targa Fiorio/Volta à Sicilia
Clemente Biondeti/Igor Troubetzkoy
166 – S

02/05 – Mille Miglia
Clemente Biondeti/Giuseppe Novone
166 Inter Sport

12/09 – 12 Horas de Paris
Luigi Chinetti/Lord Seldsdon
166 Inter Sport

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOS CARROS

Modelo 3
166 INTER CORSA - MONOLUGAR


MOTOR
Motor - dianteiro, longitudinal, 12V 60º
Diâmetro e curso - 60 x 58,8 mm
Cilindrada unitária - 166,25 cm3
Cilindrada total - 1 995,02 cm3
Relação de compressão - 11:1
Potência máxima - 96 KW (130 CV) a 6 500 rpm
Potência específica - 65 CV/l
Binário máximo -
Distribuição - árvore de cames, 2 válvulas por cilindro
Alimentação - 3 carburadores Weber 32 DCF
Ignição - única, 2 magnetos
Lubrificação - cárter húmido
Fricção - monodisco

CHASSIS
Quadro - tubular em aço
Suspensões dianteiras - independentes, quadriláteros transversais, mola transversal,
amortecedores hidráulicos.
Suspensões traseiras - eixo rígido, mola semi - elíptica longitudinal, amortecedores
hidráulicos e barra estabilizadora
Travões - tambor
Caixa - 5 velocidades + marcha atrás
Direcção - sem-fim e sector
Depósito de combustível - capacidade para 75 l
Pneus dianteiros - 5.50 x 15
Pneus traseiros - 6.00 x 15

CARROÇARIA
Tipo - "spider" de 2 lugares
Comprimento -
Largura -
Altura -
Distância entre eixos - 2 420 mm
Via dianteira - 1 240 mm
Via traseira - 1 240 mm
Peso -

PRESTAÇÕES
Velocidade máxima - 215 km/h
Acelerações -0 - 100 km/h -
0 - 400 m -
0 - 1 000 m -

Modelo 4
125 F1 - MONOLUGAR


MOTOR
Motor - dianteiro, longitudinal, 12V 60º
Diâmetro e curso - 55 x 52,5 mm
Cilindrada unitária - 124,73 cm3
Cilindrada total - 1 496,77 cm3
Relação de compressão - 6,5:1
Potência máxima - 169 KW (230 CV) a 7 000 rpm
Potência específica - 154 CV/l
Binário máximo -
Distribuição - árvore de cames, 2 válvulas por cilindro
Alimentação - 1 compressor volumétrico, 1 carburador Weber 40 DO3C
Ignição - única, 2 magnetos
Lubrificação - cárter seco
Fricção - monodisco

CHASSIS
Quadro - tubular em aço
Suspensões dianteiras - independentes, quadriláteros transversais, mola transversal
inferior, amortecedores hidráulicos >Houdaille.
Suspensões traseiras - independentes, semi-eixos oscilantes, brasços de impulso,
amortecedores hidráulicos Houdaille e barra de torção.
Travões - tambor
Caixa - 5 velocidades + marcha atrás
Direcção - sem-fim e sector
Depósito de combustível - capacidade para 120 l
Pneus dianteiros - 5.50 x 15
Pneus traseiros - 7.00 x 15

CARROÇARIA
Tipo - monolugar F1
Comprimento -
Largura -
Altura -
Distância entre eixos - 2 160 mm
Via dianteira - 1 278 mm
Via traseira - 1 250 mm
Peso - 710 kg com água e óleo

PRESTAÇÕES
Velocidade máxima - 260 km/h
Acelerações -0 - 100 km/h -
0 - 400 m -
0 - 1 000 m -

Modelo 5
166 F2 - MONOLUGAR


MOTOR
Motor - dianteiro, longitudinal, 12V 60º
Diâmetro e curso - 60 x 58,8 mm
Cilindrada unitária - 166,25 cm3
Cilindrada total - 1 995, 02 cm3
Relação de compressão - 11:1
Potência máxima - 114 KW (155 CV) a 7 000 rpm
Potência específica - 78 CV/l
Binário máximo -
Distribuição - árvore de cames, 2 válvulas por cilindro
Alimentação - 3 carburadores Weber 32 DCF
Ignição - única, 2 magnetos
Lubrificação - cárter seco
Fricção - multidisco

CHASSIS
Quadro - tubular em aço
Suspensões dianteiras - independentes, quadriláteros transversais, mola transversal,
amortecedores hidráulicos.
Suspensões traseiras - independentes, semi-eixos oscilantes, amortecedores
hidráulicos e barra de troção.
Travões - tambor
Caixa - 5 velocidades + marcha atrás
Direcção - sem-fim e sector
Depósito de combustível - capacidade para 130 l
Pneus dianteiros - 5.00 x 15
Pneus traseiros - 6.00 x 15

CARROÇARIA
Tipo - monolugar F2
Comprimento -
Largura -
Altura -
Distância entre eixos - 2 160 mm
Via dianteira - 1 200 mm
Via traseira - 1 200 mm
Peso - 550 kg

PRESTAÇÕES
Velocidade máxima - 235 km/h
Acelerações -0 - 100 km/h -
0 - 400 m -
0 - 1 000 m -

Modelo 6
166 S - SPORT/PROTÓTIPO


MOTOR
Motor - dianteiro, longitudinal, 12V 60º
Diâmetro e curso - 60 x 58,8 mm
Cilindrada unitária - 166,25 cm3
Cilindrada total - 1 995,02 cm3
Relação de compressão - 7,5:1
Potência máxima - 81 KW (110 CV) a 6 000 rpm
Potência específica - 55 CV/l
Binário máximo -
Distribuição - árvore de cames, 2 válvulas por cilindro
Alimentação - 3 carburadores Weber 32 DCF
Ignição - única, 2 distribuidores
Lubrificação - cárter húmido
Fricção - mono disco

CHASSIS
Quadro - tubular em aço
Suspensões dianteiras - independentes, quadriláteros transversais, mola transversal,
amortecedores hidráulicos.
Suspensões traseiras - manga de eixo, mola semieliíptica longitudinal, amortecedores
hidráulicos e barra estabilizadora.
Travões - tambor
Caixa - 5 velocidades + marcha atrás
Direcção - sem-fim e sector
Depósito de combustível - capacidade para 80 l
Pneus dianteiros - 5.50 x 15
Pneus traseiros - 5.50 x 15

CARROÇARIA
Tipo - "berlineta", "spider", de 2 lugares
Comprimento -
Largura -
Altura -
Distância entre eixos - 2 420 mm
Via dianteira - 1 250 mm
Via traseira - 1 200 mm
Peso - 800 kg (berlineta)

PRESTAÇÕES
Velocidade máxima - 170 km/h
Acelerações -0 - 100 km/h -
0 - 400 m -
0 - 1 000 m -

Modelo 7
166 - INTER SPORT - SPORT/PROTÓTIPO


MOTOR
Motor - dianteiro, longitudinal, 12V 60º
Diâmetro e curso - 60 x 58,8 mm
Cilindrada unitária - 166,25 cm3
Cilindrada total - 1 995,02 cm3
Relação de compressão - 11:1
Potência máxima - 96 KW (130 CV) a 6 500 rpm
Potência específica - 65 CV/l
Binário máximo -
Distribuição - árvore de cames, 2 válvulas por cilindro
Alimentação - 3 carburadores Weber 32 DCF
Ignição - única, 2 magnetos
Lubrificação - cárter húmido
Fricção - mono disco

CHASSIS
Quadro - tubular em aço
Suspensões dianteiras - independentes, quadriláteros transversais, mola transversal,
amortecedores hidraulicos
Suspensões traseiras - manga de eixo, mola semielíptica longitudinal, amortecedores
hidráulicos, barra estabilizadora
Travões - tambor
Caixa - 5 velocidades + marcha atrás
Direcção - sem-fim e sector
Depósito de combustível - capacidade para 75 l
Pneus dianteiros - 5.50 x 15
Pneus traseiros - 5.50 x 15

CARROÇARIA
Tipo - "spider", 2 lugares
Comprimento -
Largura -
Altura -
Distância entre eixos - 2 420 mm
Via dianteira - 1 240 mm
Via traseira - 1 240 mm
Peso - 630 kg

PRESTAÇÕES
Velocidade máxima - 215 km/h
Acelerações -0 - 100 km/h -
0 - 400 m -
0 - 1 000 m -

Modelo 8
166 MM - SPORT/PROTÓTIPO


MOTOR
Motor - dianteiro, longitudinal, 12V 60º
Diâmetro e curso - 60 x 58,8 mm
Cilindrada unitária - 166,25 cm3
Cilindrada total - 1 995,02 cm3
Relação de compressão - 10:1
Potência máxima - 103 KW (140 CV) a 6 600 rpm
Potência específica - 70 CV/l
Binário máximo -
Distribuição - árvore de cames, 2 válvulas por cilindro
Alimentação - 3 carburadores Weber 32 DCF
Ignição - única, 2 magnetos
Lubrificação - cárter húmido
Fricção - mono disco

CHASSIS
Quadro - tubular em aço
Suspensões dianteiras - independentes, quadriláteros transversais, mola transversal,
amortecedores hidraulicos
Suspensões traseiras - manga de eixo, mola semielíptica longitudinal, amortecedores
hidráulicos, barra estabilizadora
Travões - tambor
Caixa - 5 velocidades + marcha atrás
Direcção - sem-fim e sector
Depósito de combustível - capacidade para 90 l
Pneus dianteiros - 5.50 x 15
Pneus traseiros - 5.50 x 15

CARROÇARIA
Tipo - "spider", "berlineta", 2 lugares
Comprimento -
Largura -
Altura -
Distância entre eixos - 2 200 mm
Via dianteira - 1 250 mm
Via traseira - 1 200 mm
Peso - 650 kg (spider)

PRESTAÇÕES
Velocidade máxima - 220 km/h
Acelerações -0 - 100 km/h -
0 - 400 m -
0 - 1 000 m -

Modelo 9
166 INTER - GRANDE TURISMO


MOTOR
Motor - dianteiro, longitudinal, 12V 60º
Diâmetro e curso - 60 x 58,8 mm
Cilindrada unitária - 166,25 cm3
Cilindrada total - 1 995,07 cm3
Relação de compressão - 6,8:1
Potência máxima - 66 KW (90 CV) a 5 600 rpm
Potência específica - 45 CV/l
Binário máximo -
Distribuição - árvore de cames, 2 válvulas por cilindro
Alimentação - 1 carburador Weber 32 DCF
Ignição - única, 2 distribuidores
Lubrificação - cárter húmido
Fricção - mono disco

CHASSIS
Quadro - tubular em aço
Suspensões dianteiras - independentes, quadriláteros transversais, mola transversal,
amortecedores hidráulicos.
Suspensões traseiras - manga de eixo, mola semielíptica longitudinal, amortecedores
hidráulicos, barra estabilizadora.
Travões - tambor
Caixa - 5 velocidades +marcha atrás
Direcção - sem-fim e sector
Depósito de combustível - capacidade para 72 l
Pneus dianteiros - 5.50 x 15
Pneus traseiros - 5.50 x 15

CARROÇARIA
Tipo - "coupé", "cabriolet", 2 + 2 ou 2 lugares
Comprimento -
Largura -
Altura -
Distância entre eixos - 2 620 mm
Via dianteira - 1 250 mm
Via traseira - 1 200 mm
Peso - 900 kg (coupé)

PRESTAÇÕES
Velocidade máxima - 150 km/h
Acelerações -0 - 100 km/h -
0 - 400 m -
0 - 1 000 m -

FONTE: L'Opera e il Sogno" - Livro Oficial da História da Ferrari

Sem comentários:

Enviar um comentário