terça-feira, 30 de junho de 2009

FINOL/75 – UM SONHO QUE PARECIA DIFÍCIL CONCRETIZAR - 1ª parte

Falar da Finol/75 é como falar um pouco da minha vida.

Em 1971, a Companhia Mineira do Lobito, onde trabalhava, resolveu transferir todos os seus serviços sedeados em Nova Lisboa para o Jamba onde se encontravam as suas minas principais.

Como estava para vir de “graciosa”, pensava ficar por Lisboa e não regressar a Angola quando aquelas férias terminassem.

Sabendo da minha intenção, Carlos Pinto Leite ofereceu-me um lugar na Associação Comercial de Nova Lisboa para ocupar o cargo de comissário da então Fonol - Feira Oficial de Nova Lisboa.

A oferta era tentadora pois oferecia-me um vencimento de 16 contos mensais, muito bom para a altura, ajudas de custo já não me lembro de quanto mas que chegavam para me instalar no Hotel Trópico, em Luanda, e ainda 10% nas receitas do certame.

Resolvi aceitar o lugar para quando regressasse de férias, comprometendo-me a internacionalizar aquela feira o que, na altura, só acontecia com o certame de Luanda.

Gozei férias em Portugal e, no regresso não aceitei a ida para o Jamba saindo da Mineira sem qualquer indemnização mas aceitando, em sua substituição, o ficar com as mobílias e electrodomésticos com que aquela Companhia
tinha apetrechado a minha casa.

Assim que entrei para a Associação dois pontos importantes me desafiavam. Conseguir internacionalizar a feira o que seria difícil pois já existia uma em Angola, a de Luanda, e aumentar o número de expositores de forma a poder, dentro de pouco tempo, rivalizar com aquela. Tarefa difícil mas não impossível como se veio a verificar.

Contactada a UFI, União das Feiras Internacionais, esbarrei com alguns obstáculos que, perante os meus argumentos e insistência, foram demovidos e assim conseguimos que o certame fosse reconhecido como internacional e daí a FONOL ter passado a designar-se FINOL – Feira Internacional de Nova Lisboa.

Estávamos cientes que o segundo objectivo dificilmente seria obtido pois a FILDA – Feira Internacional de Luanda era já um grande certame e realizava-se na capital da Província.

Embora nos quatro anos em que a FINOL se realizou o número de expositores tivesse sempre aumentado era difícil, senão impossível, ultrapassar a grandeza que a feira de Luanda já tinha.

Por isso tínhamos pensado, a exemplo do que se fazia na FIL, em Lisboa, começar a realizar, ao longo do ano, vários salões temáticos de que já estavam projectados dois que só não tiveram concretização devido à precipitação de toda a situação em Angola.

Além, destes salões de expressão mais pequena estudávamos um de grandes dimensões que pudesse ter interesse mundial e para isso estávamos a pensar num cujo tema seria o café.

Assim fomos até 1975, ano em que já não se realizou nenhum certame em Angola a não ser o de Nova Lisboa que já ninguém acreditava ser possível.

A direcção da Associação já resolvera que não havia possibilidades de o realizar, mas a minha teimosia, à amizade que conseguira granjear entre os expositores, aliada à esperança que ainda tinha de ser possível de continuar a construir uma grande economia em Angola, permitiu que a FINOL/75 tivesse a sua inauguração com umas dimensões que ninguém esperava.

Infelizmente, não chegou a durar até ao fim. Mas isso fica para relatar na segunda parte desse acontecimento que acabou em tragédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário