sábado, 4 de julho de 2009

DOUTORAMENTOS HONORIS CAUSA DE EUNICE MUÑOZ E RUY DE CARVALHO

A Universidade de Évora prestou, ontem, homenagem a dois grandes nomes da cena portuguesa, Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho outorgando-lhes o doutoramento “Honoris Causa”.

A concessão deste grau a dois excelentes actores de teatro, facto que se verifica pela primeira vez numa universidade portuguesa, representou igualmente uma grande homenagem ao teatro que, infelizmente, tão esquecido anda das entidades responsáveis.

Sendo o teatro uma das minhas grandes paixões, esta cerimónia, a que tive a felicidade de assistir, muito me sensibilizou por aquilo que representou e por ter podido falar com Eunice Muñoz e recordar bons momentos passados com o meu grande amigo Ruy de Carvalho.

A sessão solene teve uma intervenção musical pelo Ensemble Vocal Manuel Mendes, da Universidade de Évora, dirigido por Christopher Bochmann e depois do cortejo académico, o Reitor daquela instituição, Professor Doutor Jorge Araújo lembrou os princípios que têm sempre norteado a atribuição de doutoramentos “Honoris Causa” a individualidades que se notabilizaram nas ciências, nas artes e, sobretudo, na defesa dos direitos humanos.

Eunice e Ruy de Carvalho com uma vida dedicada à cultura eram um exemplo a seguir pelos jovens que frequentam a Universidade de Évora.

O Professor Doutor Eduardo Marçal Grilo proferiu o “Laudatio” em que evocou toda a carreira destes dois grandes actores que tanto prestigiaram a arte de representar.

E a cerimónia terminou com dois excelentes discursos dos, agora, Doutores Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho que evocaram todo o amor por uma arte tão bela mas que exige muitos sacrifícios e uma entrega total.

Antes do almoço tive oportunidade de felicitar Eunice Muñoz e agradecer-lhe todos os momentos que, ao longo da minha vida, me proporcionou ao assistir a tantas excelentes interpretações.

Apesar de a ter visto muitas vezes representar apenas uma vez tivera contacto com ela, em Luanda, quando com o meu amigo, já falecido, Canto e Castro a fomos visitar ao camarim, antes da estreia da tragédia “Fedra”. Mas, o momento não foi bom pois Eunice estava um pouco preocupada com a responsabilidade do papel e precisava de concentração total para se integrar na personagem.

Com o meu amigo Ruy que, mal me viu, me transmitiu todo o entusiasmo de ter estado recentemente no Huambo que encontrara lindíssimo, tivemos oportunidade de, durante o almoço em que ficámos juntos, recordar alguns dos belos momentos que passámos em comum ao longo dos anos.

Como o dia passou rápido e como eu me sinto feliz por o ter vivido.

Obrigado Eunice e Ruy por tudo que me souberam dar ao longo da vida.

Obrigado à Universidade de Évora por ter sabido atribuir a estes grandes nomes todo o valor que eles merecem.

3 comentários:

  1. Foi feita justiça a dois dos maiores actores portugueses de sempre.

    Obrigado, Universidade de Évora. Obrigado caro Armando pela notícia.

    ResponderEliminar
  2. Bonito!

    Eunice, habita perto de mim. Uma vez, cruzámo-nos no Bº Fiscal da zona. Perguntei-lhe: "o que faz a Menina do Mar entre os comuns dos mortais?" Respondeu-me: "mas eu pertenço aos comuns dos mortais". Respondi que não podia...
    A "Menina do Mar", é uma interpretação de Eunice, gravada num velho disco de vinil, que temos cá em casa. Este belíssimo conto de Sophia de Mello Breyner Andresen, tinha ressuscitado no gira-discos para audição frequente da minha filhota, então muito pequena.
    Esta foi a explicação que eu dei àquela terna e admirável Senhora, para justificar a minha interpelação...
    :-)

    ResponderEliminar
  3. Uma grande senhora e um grande senhor do teatro (em) português cujas homenagens são bem merecidas.
    Eunice faz parte das minhas memórias de infância, pois nunca mais me abandonou a imagem dela numa série televisiva que passava na RTP no início dos anos 70 (não me recordo o nome - seria "Cenas da vida de uma actriz"?...)

    ResponderEliminar